segunda-feira, 13 de junho de 2016

O NEWS PNGTCU publica guia de Avaliação de Governança de TI em parceria com a comunidade internacional

10/06/16 16:09 – TCU

Um guia com estratégias para avaliação de governança de TI (Get.IT), fruto da colaboração do Tribunal de Contas da União (TCU) com Entidades de Fiscalização Superior (EFS) de 4 países, foi lançado pelo tribunal em seminário internacional de auditoria de TI realizado em Brasília no final do mês de abril.
O projeto integra as ações do Grupo de Trabalho de Auditoria de TI da Intosai (WGITA), cujo objetivo é apoiar as EFS ao redor do mundo no desenvolvimento de capacidade na realização de auditoria de TI, por meio de intercâmbio e cooperação.
O TCU entrou no grupo em 1996. De acordo com o presidente, ministro Aroldo Cedraz, “o envolvimento do tribunal nos debates e o conhecimento desenvolvido nos trabalhos do grupo foi fundamental para os avanços das auditorias de TI na administração pública”.
O guia está organizado em três capítulos: o primeiro traz conceitos e definições sobre o que é governança de TI; o segundo apresenta quatro diferentes técnicas de avaliação de governança de TI; o último capítulo mostra quatro estudos de caso que demonstram como essas técnicas foram aplicadas em casos concretos realizados no Kuwait, Lituânia, Brasil e África do Sul.
O estudo de caso brasileiro resulta de processo iniciado em 2007 pelo TCU com o objetivo de induzir o aprimoramento da governança de TI na administração pública. Por meio de levantamentos feitos nas organizações federais, são avaliados elementos como liderança, planejamento, gestão de riscos e resultados. “A cada dois anos, mais de 350 entidades dos três poderes participam desse levantamento. Essa experiência de quase 10 anos avaliando governança de TI obteve reconhecimento por parte da comunidade internacional de auditoria, que nos confiou a liderança do projeto de elaboração do guia”, afirmou o Secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Márcio Braz.
Segundo Cedraz, o trabalho busca otimizar o uso de recursos públicos conforme os anseios da sociedade. “Os conceitos e os métodos vistos no guia não são um fim em si mesmos. Eles visam a aumentar a racionalidade nos processos, para promover uma cultura de planejamento e monitoramento das ações governamentais, de forma a melhorar a administração pública”, acrescentou.
Secom – ABL

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